Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OPERAÇÕES E LOGÍSTICA: A Logística da Avon


Apresentação

            Baseado no texto “Avon chama... Avon chega”, aqui se desenvolve um questionário enfocando as Operações Logísticas usadas pela empresa Avon para alcançar o atendimento pefeito. E a finalidade deste questoinário é reforçar os conhecimentos teóricos sobre este assunto.
                                                                                      
Questões resolvidas com base no referido texto

1. A Avon remodelou o seu negócio para melhor atender os seus clientes. Para isso, investiu em um novo centro de distribuição. Procure descrever a relação que existe entre a velocidade das entregas dos pedidos da Avon às consultoras e o nível do serviço oferecido para elas.

R: A cada novo centro de distribuição criado é possível diminuir o tempo na entrega dos produtos e a velocidade com que estes são entregues contribuem para o aumento da quantidade de revendedoras e para que estas revendedoras possam expandir suas bases de clientes. Por isso, o principal objetivo da Avon é reduzir o tempo de atendimento às revendedoras, mas não é só isso, para a empresa, o nível do serviço tem que ser perfeito. Sem erros, sem atrasos e sem avarias. Para isso, as falhas que aconteciam nos pedidos foram corrigidas, sendo mantida uma comunicação direta entre a empresa e suas revendedoras onde, no dia previsto para a chegada da mercadoria, a Avon entra em contato com estas, para verificar se os produtos chegaram e se estão em boas condições.

2. Com base no texto da Avon, faça o seguinte:

A) Procure identificar quais os recursos logísticos que a reportagem se refere;

R: A reportagem se refere ao projeto de rede e todo um processamento logístico envolvendo informações, transportes, estoques, armazenagem e a forma cuidadosa como são processadas as embalagens e o manuseio dos produtos até que chegue ao consumidor final em tempo hábil e perfeitas condições.

B) Revise a nossa literatura de logística e elabore uma definição sobre o que significa cada um desses recursos, sem esquecer de mencionar a fonte de onde tirou as informações.

R: Definições dos recursos logísticos:
Projeto de rede ­­­­­­­:
É um esboço feito de forma estratégica para definir onde serão implantadas as instalações da empresa, de forma que as fábricas, armazens, instalações de transbordo e lojas de varejo sejam posicionadas em quantidades e locais mais apropriados para que se possa atender as necessidades dos clientes com a maior rapidez e ao menor custo possível.
Informação – A informação é o ponto chave para a integração entre todos os recursos logísticos. E somente através da tecnologia da informação, tornou-se possível gerenciar os processos logísticos, de uma forma que integra localidades tão distantes a uma velocidade de tempo real, como se todas as instalações da rede estivessem atuando no mesmo local e com isso, acelera-se consideravelmente o tempo de atendimento ao cliente. E esta velocidade nas informações processadas de forma tão direta, não só elimina os ruídos na comunicação como desencadeia o bom andamento do processo logístico por inteiro.
Transportes – É a área operacional da qual a logística se utiliza para movimentar os estoques estre dois pontos geográficos. Estes transportes podem ser utilizados em seus vários modais e a escolha é baseada pela sua disponibilidade e custo.
Estoques – Os estoques servem para manter o nível de serviço ao cliente, porém manter estoques é manter capital parado, por isso, o objetivo de se trabalhar com estoques é fornecer o serviço desejado ao cliente, mas mantendo o menor estoque possível.
Armazenagem, manuseio e embalagem – A armazenagem refere-se ao espaço físico necessário para gerenciamento dos estoques da indústria e deve-se localizar tanto perto da fábrica quanto dos distribuidores. Neste espaço de armazenagem executa-se o manuseio de materiais, fazendo a separação dos produtos, sequenciamento, seleção de pedidos, consolidação de cargas para transportes e, em alguns casos, Montagens de produtos. Esse manuseio exige cuidados especiais, pois quando realizado de forma inadequada, pode gerar avarias de produtos. E para que isso não ocorra, a empresa deve estudar quais as melhores formas de fazer as embalagens, de maneira que estes produtos fiquem protegidos, pois produtos danificados colocam em risco a marca da empresa.

3. O texto traz menções a máquinas que movimentam cargas dentro do armazém:
“(...) A nova central da Avon vai contar ainda com um sistema Sorter RS200, que encaminha seletivamente, cerca de 80 caixas por minuto para os caminhões estacionados nas docas.”

“O CD também terá estações com Flow Racks e forma de “U”.”

Imagine que você tenha que explicar para outra pessoa o que são estes equipamentos de movimentação. Assim, procure na literatura especializada ou na internet, definições sobre estes equipamentos acima destacados em negrito e descreva-os aqui.

R: As máquinas que movimentam cargas são equipamentos, motorizados ou não, utilizados tanto no processo de armazenagem como no processo de produção, para transportar cargas, colocando-as em posição conveniente e tem como principal característica, a flexibilidade de percurso para carga e descarga dos produtos.
            “Existe equipamentos de elevação e transferência que são equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir. E existem os transportadores contínuos, que são mecanismos destinados ao transporte de granéis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa. São formados pelo leito onde o material desliza em um sistema de correias ou correntes sem fim, acionadas por tambores ou polias.” (FIESP)

O Sistema Sorter RS200 é um sistema que realiza operações de triagem das mercadorias e proporciona à empresa ganho de produtividade e redução no tempo, nas operações de cargas, descargas e entregas das mercadorias.
Flow Rack:
“Sistema de armazenagem dinâmico, ideal para rotação automática de pequenos volumes. Os artigos são carregados por uma das extremidades e deslizam sobre gravidade e sobre rodízios até a zona de coleta ou picking, praticando o princípio F.I.F.O. (Frist In Frist Out).” (BERTOLINI)

Forma de “U”: Mesa inclinada em forma de “U” muito utilizada em lugares de trabalho onde é necessário ter um melhor acesso às mercadorias.

4. Leia o texto destacado do artigo:
“O maior desafio logístico é a distribuição do Amazonas. A mercadoria é despachada pelo modal aéreo para Manaus, onde é transferida para barcaças. O transporte é demorado, e por isso, a Avon planeja criar uma solução logística específica para esta região”, conta Barbosa. Uma das maneiras estudadas para a redução de custos seria a substituição do modal rodoviário. A cabotagem, por conta da demora na viagem e baixa frequência, foi descartada. O transporte ferroviário, por sua vez, não se mostra completamente viável, porque o custo total é apenas 10% inferior ao do rodoviário, incluindo-se o transporte de curta distância.

Porcure em nossa literatura de logística informações sobre estes dois modais e elabore aqui um comparativo entre os modais aéreo e hidroviário (ou seja, transportes por vias marítimas) enfocando as vantagens e desvantagens destes dois modais.


R:

Velocidade
Confiabilidade
Capacidade
Disponibilidade
Custos
Maior
Aéreo
Hidroviário
Hidroviário
Aéreo (Br)
Aéreo
Menor
Hidroviário
Aéreo
Aéreo
Hidroviário
Hidroviário




Vantagens e desvantagens destes modais:
O modal aéreo é o mais caro, porém é o mais rápido. Esta relação é inversa quando se trata do modal hidroviário, portanto, cabe ao administrador pesar suas necessidades e seus objetivos e optar pelo que melhor lhe atender.

Conclusão

            Logística é um conjunto de ferramentas articuladoras que toda empresa precisa para que a distribuição dos seus produtos seja satisfatória, alcançando por vezes, lugares mais remotos e imensas áreas geográficas e tem com objetivo a entrega rápida de produtos, em perfeitas condições e ao menor custo posível.

Referências

BAZOLI, Thiago Nunes; SILVA, Mônica Maria. Operações e Logísticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BERTOLINI, Sistema de armazenagem. Publicado em: http://www.lisal.com.br/bertolini_flowrack.html  Em 26 mar. 2010.

FIESP. Equipamentos de Movimentação. Publicado em:  http://www.fiesp.com.br/infra-estrutura/transporte/default_equipamentos.aspx
Acessado em: 26 mar. 2010.

SCHITTINI, Cassia. Avon chama... Avon chega. Revista Fluxo. São Paulo. 2003.

YOSHIDA, Hugo Tesugunobu Yoshida; Projeto De Redes De Distribuição Física Considerando A Influência Do Imposto De Circulação E Mercadorias E Serviços. Publicado em:
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:TFgzX1T9bGYJ:www.ead.fea.usp.br/tcc/trabalhos/Tcc_Helo%25C3%25ADsa%2520Marques.pdf+projeto+de+rede,logistica&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgFGc46ubSBM2s_Pimz0-G0AEbzLqGFIEp6NdYYeE4jECfjmER9jH09GM01AYVx0ahIFv2csuD80w89W5-FkGp0oJKQmHwBTFw7-Ya0uGZ5E4jUrbIa7QChguI4E0jhAHYBpuTL&sig=AHIEtbQ9TIIQhICnPnuJNf64t7dn9BTmbQ
Acessado em: 25 mar. 2010.            

3 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de ter acesso ao texto: Avon chama... avon chega, para trabalhar com meus alunos em sala de aula; mas não está mais disponível. Você tem o arquivo, e pode me disponibilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Aparecida Oliveira, mil perdões por não ter respondido sua mensagem em tempo,é que esse blog ficou desativado por cinco anos e não vi sua mensagem, pois eu nem sabia mais qual era o e-mail de acesso nem a senha, passei três dias quebrando minha cabeça para descobrir, finalmente consegui.

      Excluir
    2. Visite meu novo blog em http://mapeamental.blogspot.com.br

      Excluir