Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PESQUISA EM NEGÓCIOS


1. INTRODUÇÃO

            Uma pesquisa de marketing tem importância fundamental para a tomada de decisões de uma empresa, pois é através dela que se encontra o equilíbrio entre a oferta e a demanda, considerando-se que o seu principal objetivo é identificar e solucionar problemas, o que possibilita satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. Trata-se de um conjunto de processos analíticos, que quando bem conduzidos e interpretados adequadamente, poderão abrir um mundo de oportunidades para a empresa que dela se utiliza.
            Como já vimos, não se trata de atitude singular, trata-se de um conjunto de ações e estudos feitos através de diversas modalidades de pesquisas qualitativas e quantitativas, que após serem analizadas, possibilitam aos gestores de empresas tomarem suas decisões, fundamentados em fatos e comprovações ou previsões mais objetivas, que aumentam consideravelmente a chance de acertos e possibilitam que as ameaças sejam transformadas em oportunidades.

2. ESTUDO DE CASO

Com base no texto Case Fox – Pesquisa como Instrumento de Inovação. (ESPM; maio/junho 2006).

a) A VW contratou a empresa de pesquisas Ipsos para realizar um estudo de segmentação atitudinal, para ajudar a conhecer o perfil do consumidor, bem como compreender as necessidades de cada perfil. Quais foram os resultados que essa pesquisa encontrou?
R: A pesquisa revelou quatro segmentos distintos de consumidor: o entusiasta por status, o essencialista, o sensato e o guiado pela imagem. Definidos da seguinte forma:
Entusiasta por status: é o consumidor que busca prestígio e quer possuir uma BMW ou Mercedes. É um segmento que tem-se mantido estável ao longo do tempo, tanto em características de perfil como em tamanho.
Essencialista: é o consumidor que compra um carro pensando em investimento, este é um segmento que está em queda, em seu lugar estão crescendo dois outros grupos: o sensato e o guiado pela imagem.
Sensato: é o consumidor que quer um carro versátil e útil para as atividades do dia-a-dia, como levar filhos à escola, ir ao supermercado, mas que ao mesmo tempo possa servir para os passeios de finais de semanas. É um grupo que está crescendo e 70% dele é formado por mulheres.
Guiado pela imagem: trata-se de um grupo de pessoas com espírito jóvem, original e diferente. É um cosumidor que gosta de aventuras e atividades radicais e seu carro precisa passar essa imagem, mesmo que ele não vivencie todas essas experiências.

b) Mesmo diante do sucesso a VW não deixou de fazer a pesquisa Early Buyer. O que vem a ser essa pesquisa?
R: É uma pesquisa realizada sempre três meses depois do lançamento de um produto e tem o objetivo de avaliar a satisfação dos primeiros compradores em relação ao mesmo e com isso, fazer possíveis correções.

c)Sete meses antes do lançamento do novo carro, foi realizada uma “clínica de produto”. Essa nova bateria de pesquisas teve duas fases, uma quantitativa e a outra qualitativa. Explique o que é pesquisa quantitativa.
R: A pesquisa quantitativa trabalha com números, caracteriza-se pelo uso da quantificação tanto na coleta quanto no tratamento das informações, por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas. É um estudo realizado a partir de amostras da população, elaborado de maneira formal, objetiva e estruturada.

d) Na fase de pesquisa qualitativa, testou-se o conceito do produto através de grupos de foco. Explique o que é um grupo de foco.
R: Grupo de foco é uma entrevista com uma amostra reduzida de participantes (08 a 12 membros), que conta com a participação de um moderador treinado para conduzir uma discursão de maneira natural, tendo como principal objetivo, descobrir a percepção do consumidor com relação as questões de interesse do pesquisador. Este grupo deve ser formado por pessoas do mercado alvo e o moderador deverá preparar um roteiro de discursão que reflita os objetivos da pesquisa, é importante que o moderador seja uma pessoa com experiência em psicologia e marketing, para que saiba conduzir a entrevista de forma a atrair percepções, estabelecer harmonia com o grupo, declarar regras, estabelecer objetivos, instigar os entrevistados, provocar discussões e por fim, tentar resumir a resposta do grupo.

3. PROPOSTA DE PESQUISA

3.1. INTRODUÇÃO

            Com 33 anos de existência, a organização Bonanza Supermercados Ltda tem 2.200 funcionários. O Bonanza está entre os 52 maiores supermercadistas, segundo o ranking nacional da Revista Superhiper.
            No mercado nordestino, o Bonanza é considerado uma importante rede de supermercados e se destaca pela qualidade dos serviços que procura oferecer aos clientes e pela seriedade com que trata os colaboradores e os fornecedores da organização. A empresa Bonanza Supermercados Ltda acredita e investe no Nordeste porque este é um mercado promissor.
            Sabendo-se que o Bonanza Supermercados é uma rede pernambucana composta por 16 supermercados, e que o grupo também prevê a inauguração, nos próximos 12 meses, de mais três lojas, sendo uma em Caruaru (PE), outra em Santa Cruz do Capibaribe (PE) e uma em João Pessoa (PB). Propõe-se uma pesquisa de mercado, com a finalidade de conhecer o perfil dos consumidores alvos da rede.

3.2. PROBLEMA E OBJETIVOS
3.2.1Problema
Quais as maiores necessidades de compras dos clientes nas localidades onde o Bonanza Supermercados pretende abrir novas lojas?
3.2.2. Objetivo Geral
Identificar as necessidades de compras mais importates para os clientes.
3.2.3. Objetivos Específicos
a) Selecionar clientes potenciais;
b) Entrevistar estes clientes potenciais;
c) Registrar os pontos principais com relação as suas necessidades de compras através das entrevistas;

3.3. PROPOSTA DE PESQUISA QUANTITATIVA
Conhecendo o cliente do varejo regional.
1) Quantos Supermercados existem na sua cidade? -------------------------------------------
2) Como é o atendimento no supermercado que você costuma frequentar?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) O que você acha mais importante em um supermercado?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) O que é mais importante, o preço ou a qualidade do produto?----------------------------
5) Que produto específico você gostaria de encontrar nos supermercados da sua cidade?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Quais os pontos mais insatisfatórios em relação ao supermercado que costuma frequentar? (marcar até 3 alternativas)
(  ) Qualidade dos produtos
(  ) Variedade dos produtos
(  ) Preço
(  ) Dias de funcionamento
(  ) Atendimento
(  ) Outros------------------------
7) E os pontos mais favoráveis?
(  ) Localização
(  ) Qualidade dos produtos
(  ) Variedade dos produtos
(  ) Preço
(  ) Atendimento
(  ) Outros------------------------
8) Costuma levar criança quando vai ao supermercado?--------------------------------------
9) Qual a frequência com que vai ao supermercado?
(  ) 2 a 3 vezes por semana
(  ) Mais de três vezes por semana
(  ) 1 vez por mês
(  ) Eventualmente
10) Estado civil:
(  ) Casado (a)
(  ) Solteiro(a)
(  ) Viúvo(a)
(  ) Separado(a)
11) Quanto costuma gastar quando vai ao supermercado?
(  ) Até R$ 20,00
(  ) R$ 21,00 à R$ 50,00
(  ) R$ 51,00 à R$ 100,00
(  ) Acima de R$ 100,00
OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.

 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Para  a VW (Volkswagen) as pesquisas de marketing trouxeram novas oportunidades quando revelaram as novas tendências comportamentais dos consumidores, os novos padrões físicos e as necessidades adquiridas por causa das modificações de um sistema social que sofreu transformações ao longo do tempo. Dessa forma, possibilitou-se a criação de um modelo de carro que atendesse aos desejos e necessidades dos clientes e que acabou fazendo muito sucesso. Enfatizando-se portanto, que sem o trabalho estratégico de marketing, desenvolvido a partir das pesquisas, esse sucesso seria inviável.
            Este estudo sobre pesquisa em negócios traz um importante ensinamento para a vida profissional do administrador, pois mostra que suas decisões com relação a empresa, não poderão ser tomadas ao acaso. Seria o mesmo que saltar de uma ponte com os olhos vendados, pois estaria a mercê da sorte. E um bom gestor precisa trabalhar baseado em fundamentos objetivos e realistas, pois quando as decisões são tomadas, além de altos valores financeiros, estão também em jogo muitos valores humanos e estes, mais que todos, precisam ser tratados com cautela.

 Referências

ALMEIDA, I. Case Fox: Pesquisa Como Instrumento de Inovação. Revista ESPM. São Paulo Mai/Jun, 2006. (pág. 126 à 137).

BONANZA Supermercados Ltda. http://www.bonanza.com.br/ Acessado em 31 ago. 2010.

GOMES, I. M. Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado. Manual.
Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005. Publicado em: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=Como+Elaborar+uma+Pesquisa+de+Mercado&btnG=Pesquisa+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=de83a197345c8b04  Acessado em: 01 set. 2010.

HENZO, M. A.; LAMBERT, J. Pesquisa em Negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 174 p.

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