Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Globalização e Mercado de Trabalho do Administrador


RESUMO

            Para identificar fatores da economia global que são capazes de transformar as estruturas do mercado de trabalho do administrador e também da formação acadêmica deste profissional, foi feita uma análise das mudanças que vem provocando toda essa transmutação econômica, cultural e ambiental do mundo contemporâneo, tendo como principal finalidade, traçar o novo perfil do profissional da administração, frisando ainda que, para administrar nos novos tempos é preciso ser flexível, versátil, adaptável e multifuncional. Adaptando-se as novas estruturas da tecnologia que vem sendo o grande avanço dessa era.


INTRODUÇÃO

Com o intúito de analizar as características do novo profissional da administração, em função das mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, e de identificar as tendências para este mercado e as variáveis que na prática profissional interferem na empregabilidade e no bom desempenho e qualificação desses profissionais, esta análise mostra que o administrador dos novos tempos não pode se prender a padrões tradicionais. O mundo é dinâmico e com o avanço da tecnologia da informação, toda essa dinâmica tornou-se mais veloz e para acompanhar essa velocidade, o profissional administrador tem que estar em constante adaptabilidade e flexibilidade, moldando suas decisões de acordo com as informações e conhecimentos adiquiridos continuamente.

O NOVO SIGNIFICADO DO EMPREGO E O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO DIANTE DO IMPACTO TECNOLÓGICO NA ECONOMIA GLOBAL

            Segundo os autores do texto em evidência (PREVIDELLI;CÔRTES), na era digital, surgiram novas estruturas, criando novos paradigmas ou novas formas de relações comerciais e principalmente, de trabalho. Essas mudanças requerem discussões em torno de temas como a eficácia administrativa dos órgãos e das políticas oficiais e empresariais. Todas essas transformações de interesse econômico refletiram períodos distintos de desenvolvimento e crise, pois em nível mundial, todas as dimensões, não só econômicas, políticas e sociais, mas também comerciais, monetárias e financeiras, enfrentam o elenco inesgotável de desafios e dúvidas para se adaptarem a nova conjuntura mundial e esperam uma nova forma de crescimento cujos contornos sob a nossa real percepção ainda não estão bem definidos. Portanto, ao profissional da administração vem sendo solicitado um conjunto de competências que se amplia em progressão muito além das competências intelectuais, são domínios de competências organizacionais, comunicativas, políticas, sociais e comunitárias.
O texto relata que o mercado de trabalho atual, apresenta como traço mais marcante e ameaçador, a crise do desemprego e que, a capacidade de inovação das empresas é vista como um fator crucial para a competitividade de uma economia, e o aumento da competitividade em algumas empresas representa a deterioração de outras, mas o desafio maior se traduz em como vencer a competição e como elevar o nível de emprego, já que o perfil do desemprego deixou de atingir um segmento específico da sociedade e não há mais extratos sociais imunes ao desemprego. Ele também atinge pessoas com formação profissional qualificada. Porém alguns estudos revelam que as tendências organizacionais futuras,  projetadas pela globalização da economia, indicam um mercado de trabalho promissor para os administradores que buscam uma formação diferenciada e atualizada diante das mudanças de mercado, pois este profissional é o principal agente de um processo de mudança na forma de agir e decidir os rumos de uma organização. Os próprios autores concordam quando relatam, mais adiante, que estas tendências mostram-se incompatíveis com a velha organização taylorista e fordista, que exigiam pouca escolaridade da maioria dos seus trabalhadores, e que, existe a necessidade de maiores envolvimentos sistemas educacionais. E especificam ainda, que os profissionais da administração, diante das transformações a cerca da globalização, encontram-se em uma situação privilegiada, considerando a crise atual do emprego. O que não se pode deixar de lembrar é que a principal deficiência que os administradores devem evitar ou corrigir para melhorar seu desempenho, é a falta de conhecimento prático.
Quanto ao impacto tecnológico em relação ao novo significado do emprego, de acordo com o relato deste texto, as perspectivas atuais demonstram que a configuração do trabalho está sofrendo uma nova mudança, onde o conceito de emprego e os empregos tradicionais estão desaparecendo. As antigas identidades do trabalho estão sendo destruídas e as tendências de contratos de trabalho por tempo determinado, a subcontratação, a terceirização, a parceria e as novas formas de organização do trabalho já estão sendo praticadas dentro da empresa. Surge então, um novo módulo ou paradigma onde as profissões exigirão uma formação acadêmica mais abrangente, conduzindo o profissional para a polivalência e para uma maior flexibilidade de atuação. Assim, de acordo com grande parte das espectativas, os empregos convencionais estão desaparecendo, mas o trabalho a ser realizado não. Porém, para que o profissional da administração possa encontrar espaço nesse mercado extremamente competitivo, o mesmo deve equipar-se de um currículo abrangente, capaz de responder as necessidades do mercado, como ter uma formação geral sólida com visão de foco na polivalência, dominar idiomas como o inglês e o espanhol, e também a informática, ter espírito empeendedor, conhecer de forma articulada, as diferentes áreas de empresas, conhecer outras culturas, dominar habilidades e conhecimentos necessários para a tomada de decisão em ambientes multilinguais, multiculturais e multietnicos. Fica claro que a polivalência é a qualificação que mais define  o perfil do novo profissional da área administrativa.

CONCLUSÃO

            Globalização, amplitude de mercado, aumento de competitividade: várias culturas com as mais variadas exigências, dependendo dos seus costumes, níveis financeiros e diferentes ambientes climáticos. Essa interatividade global sempre existiu desde os tempos mais remotos, é nato do ser humano buscar suas melhorias, estejam elas onde estiverem, porém, estamos falando de novos tempos onde a tecnologia da informação é a grande responsável pela velocidade com que acontece a comunicação entre os povos. Hoje não existe distância para a comunicação, tudo acontece aqui e agora. Essa aceleração provocou grandes mudanças no mercado mundial e trouxe também, novos e grandes desafios para o profissional da administração, exigindo deste, permanentes buscas de conhecimentos, não só em sua área, mas de uma forma ampla e diversificada, para que assim bem informado, possa ter condições de tomar decisões importantes baseado nas ocorrências internas e externas que poderão influenciar o futuro das empresas, dentro do mercado regional e também global.
            Para estes profissionais, as principais ferramentas para o sucesso deverão ser as práticas do conhecimento acadêmico, informação, comiunicação, atualização e rapidez de ação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Entrevista para a Folha Dirigida. Disponível em: http://www.cra-rj.org.br/site/biblioteca/entre001.asp Acessado em: 23 abr. 2007.


O desafio da globalização. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/guiadeprofissoes/adm.php Acessado em: 23 abr. 2007.


O mercado de trabalho e o profissional da administração de empresas. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art33/nonato.htm Acessado em: 23 abr. 2007.


PREVIDELLI, José de Jesus;CÔRTES, Renata de Souza. Globalização e mercado de trabalho do administrador. Pesquisador do CNPq, Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, Doutor em Administração pela FEA/USP; Acadêmica do curso de administração da Universidade Estadual de Maringá.


VIEIRA, Wallace de S. Mercado de trabalho do administrador no mercosul. Disponível em: http://www.cra-rj.org.br/site/biblioteca/art010.asp Acessado em: 23 abr. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário