Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Inteligência Competitiva: Fase I I

Estudo de Caso

Questões:

1.    A gestão da informação e do conhecimento são fatores críticos de sucesso para um negócio. Você acredita que as Havaianas tenham um bom processo de gestão de informação e do conhecimento? Justifique sua resposta com base no caso apresentado.
R: Sim, pois os executivos da Alpargatas entenderam que a história da marca deveria ser contada para as pessoas, de uma forma muito eficaz e passaram a dedicar maior atenção aos trabalhos de acessoria de imprensa, relações públicas e promoções de eventos, e ainda utilizou-se a mídia impressa para apresentar as novas linhas a um público formador de opinião, gerando assim, grande aumento nas vendas das Havaianas.

2.    A inovação tem grande importância no mundo empresarial, visto que inovar quer dizer ser o primeiro a desenvolver um produto para atender as necessidades do mercado, as quais exigem do criador um vasto conhecimento do seu negócio e dos anceios de seu público consumidor. Explique como as sandálias Havaianas conseguiram gerenciar o processo de inovação para se tornarem um produto internacionalmente competitivo.
R: Elas se converteram em uma unidade de negócios independentes e se tornaram uma companhia de marca, mudando de uma estrutura baseada em funções para outra organizada em unidades de negócios.

3.    Os Fatores Críticos de Sucesso referem-se a identificação dos fatores dados como críticos e decisivos para o sucesso das operações de negócios da organização e tem por objetivo priorizar as atividades-chave do negócio. Exemplos típicos de FCS são: melhoria do relacionamento com clientes, melhoria do relacionamento com fornecedores, melhoria na utilização dos estoques e utilização mais eficiente dos recursos humanos. Quais são os Fatores Críticos de Sucesso para as Havaianas apontados no caso? Cite e comente pelo menos três.
R: Melhoria do relacionamento com os clientes. Ex: O apoio da Alpargatas aos varegistas de calçados que aderiram a comercialização da nova linha de sandálias Havaianas.
Melhoria na utilização de estoques. Ex: A mudança no centro de armazenagem que antes organizado horizontalmente passou a ser de forma verticalizada, aumentando consideravelmente sua capacidade de estoque.
Utilização mais eficiente dos recursos humanos. Ex: Os distribuidores passaram a ser escolhidos por sua visão de marketing, sua capacidade de assessoria de imprensa e seu relacionamento com os formadores de opinião local.

4.    Quais as mudanças mais marcantes nas Havaianas nos últimos 10 anos(1994 a 2005), apresentadas no texto? A empresa estava estruturada para aguentar essas mudanças?
R: As mudanças mais marcantes foram a redefinição da estratégia em direção ao consumidor de classe média, a consolidação do aprendizado com forte investimento no produto e na comunicação e a globalização e comunicação. A empresa não estava estruturada para tais mudanças, por isso, a Alpargatas investiu em um forte programa de gerenciamento de marcas, o que trouxe resultados muito positivos.

5.    O processo ocorrido nas Havaianas tornou-a uma empresa mais competitiva? Justifique sua resposta com elementos e argumentos do caso.
R: Sim. Graças a um exemplar programa de gerenciamento de marcas, o que era uma commodity passou a ser objeto de desejo de todas as classes sociais no mundo inteiro.



Referências bibiográficas

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração. Slides de aulas e apostila. modalidade de ensino a distância, módulo 4. UNOPAR Virtual, londrina 2008.

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