Estudo de Caso
Questões:
1. A gestão da informação e do conhecimento são fatores críticos de sucesso para um negócio. Você acredita que as Havaianas tenham um bom processo de gestão de informação e do conhecimento? Justifique sua resposta com base no caso apresentado.
R: Sim, pois os executivos da Alpargatas entenderam que a história da marca deveria ser contada para as pessoas, de uma forma muito eficaz e passaram a dedicar maior atenção aos trabalhos de acessoria de imprensa, relações públicas e promoções de eventos, e ainda utilizou-se a mídia impressa para apresentar as novas linhas a um público formador de opinião, gerando assim, grande aumento nas vendas das Havaianas.
2. A inovação tem grande importância no mundo empresarial, visto que inovar quer dizer ser o primeiro a desenvolver um produto para atender as necessidades do mercado, as quais exigem do criador um vasto conhecimento do seu negócio e dos anceios de seu público consumidor. Explique como as sandálias Havaianas conseguiram gerenciar o processo de inovação para se tornarem um produto internacionalmente competitivo.
R: Elas se converteram em uma unidade de negócios independentes e se tornaram uma companhia de marca, mudando de uma estrutura baseada em funções para outra organizada em unidades de negócios.
3. Os Fatores Críticos de Sucesso referem-se a identificação dos fatores dados como críticos e decisivos para o sucesso das operações de negócios da organização e tem por objetivo priorizar as atividades-chave do negócio. Exemplos típicos de FCS são: melhoria do relacionamento com clientes, melhoria do relacionamento com fornecedores, melhoria na utilização dos estoques e utilização mais eficiente dos recursos humanos. Quais são os Fatores Críticos de Sucesso para as Havaianas apontados no caso? Cite e comente pelo menos três.
R: Melhoria do relacionamento com os clientes. Ex: O apoio da Alpargatas aos varegistas de calçados que aderiram a comercialização da nova linha de sandálias Havaianas.
Melhoria na utilização de estoques. Ex: A mudança no centro de armazenagem que antes organizado horizontalmente passou a ser de forma verticalizada, aumentando consideravelmente sua capacidade de estoque.
Utilização mais eficiente dos recursos humanos. Ex: Os distribuidores passaram a ser escolhidos por sua visão de marketing, sua capacidade de assessoria de imprensa e seu relacionamento com os formadores de opinião local.
4. Quais as mudanças mais marcantes nas Havaianas nos últimos 10 anos(1994 a 2005), apresentadas no texto? A empresa estava estruturada para aguentar essas mudanças?
R: As mudanças mais marcantes foram a redefinição da estratégia em direção ao consumidor de classe média, a consolidação do aprendizado com forte investimento no produto e na comunicação e a globalização e comunicação. A empresa não estava estruturada para tais mudanças, por isso, a Alpargatas investiu em um forte programa de gerenciamento de marcas, o que trouxe resultados muito positivos.
5. O processo ocorrido nas Havaianas tornou-a uma empresa mais competitiva? Justifique sua resposta com elementos e argumentos do caso.
R: Sim. Graças a um exemplar programa de gerenciamento de marcas, o que era uma commodity passou a ser objeto de desejo de todas as classes sociais no mundo inteiro.
Referências bibiográficas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração. Slides de aulas e apostila. modalidade de ensino a distância, módulo 4. UNOPAR Virtual, londrina 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário