Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Produção Textual: Gestão de Pessoas II


Apresentação

            Para melhor desenvolver o conceito de competência e treinamento e desenvolvimento dentro do modelo de gestão de pessoas, deverá ser respondido um questionário, que trata de Gestão por Competências, e em seguida, dissertar sobre treinamento e desenvolvimento utilizando-se de alguma empresa como referência.

Questionário


            01) Porque o modelo de gestão por competência é adequado a realidade das organizaçôes atualmente?
            R) Proque atualmente, as empresas estão entendendo que é importante conhecer o perfil comportamental das pessoas, além dos seus conhecimentos e habilidades, pois o equilíbrio emocional é um fator importantíssimo, mas muitos o perdem na hora da pressão. Então, o que a empresa quer atualmente, é encontrar a pessoa certa para cada função.
            02) Qual o primeiro passo dentro da empresa para que ela adote o modelo de gestão por competências?
            R) Fazer um plano estratégico da organização e negociar as responsabilidades, com o apoio e a participação direta da direção da empresa, definindo o papel de RH como facilitador do processo.
            03) Quais mudanças devem ocorrer dentro da empresa para que o modelo de gestão por competência aconteça?
            R) É necessário deixar de focar os custos e passar a focar as competências, alinhando-as as estratégias globais da empresa e isso implica em reestruturação para todos os subsistemas da área dos recursos humanos.


Treinamento e Desenvolvimento

            Valorizar o capital humano da Petrobras é a principal atividade da área de Recursos Humanos da Companhia.
A Petrobras acredita que a função de uma empresa não se resume a dar lucro e emprego, pagar impostos e cumprir as leis. Por isso, todos os procedimentos de informação e segurança foram revisados em seu Plano Estratégico, assim como foram reavaliados todos os programas de treinamento do pessoal envolvido.
A Petrobras é uma das empresas brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que é impossível alcançar seus resultados financeiros, de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham.
            A missão da política de Recursos Humanos da Companhia tem como foco principal assegurar um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano e gere ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e se comprometerem com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais. É nesse sentido que a área de Recursos Humanos da Companhia atua, sempre trabalhando para valorizar, desenvolver e reter os seus talentos.
            A Petrobras oferece oportunidades de progressão na carreira, remuneração nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde, além de ser uma empresa mundialmente reconhecida pela qualificação de seu corpo técnico.

Política e Diretrizes de Recursos Humanos
           
            Atrair, desenvolver, treinar e reter pessoas, investindo em seus talentos e aprimorando as competências técnicas e gerenciais. Atendendo a dinâmica dos negócios visando sustentar a excelência competitiva.
Diretriz 1: Aprimorar os processos de recrutamento, seleção e capacitação de pessoal De modo a atender às competências exigidas pela natureza e dinâmica dos negócios do Sistema Petrobras.
Diretriz 2: Recrutar e treinar profissionais e gerentes para atuação em novas áreas de negócio (internacional, gás e energia) da empresa.
 Diretriz 3: Intensificar a utilização dos recursos de movimentação de pessoal entre as Áreas e empresas do Sistema Petrobras com o objetivo de reduzir hiatos de competências.
Diretriz 4: Manter o fortalecimento da capacitação tecnológica e das competências técnicas e administrativas das Áreas de Negócio e Áreas de Apoio.
Diretriz 5: Aprimorar a atuação da Universidade Corporativa no Sistema Petrobras e fortalecer o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos.
Diretriz 6: Estimular permanentemente e de modo orientado o autodesenvolvimento dos empregados, bem como transmissão de conhecimentos entre as equipes e indivíduos.
Diretriz 7: Consolidar as práticas de gestão e os instrumentos de identificação e retenção de talentos e competências.
Diretriz 8: Vincular as práticas de gerenciamento de desempenho de líderes e gerenciamento de desempenho de pessoal com os objetivos e metas desdobrados do Plano Estratégico, de modo a sustentar a excelência competitiva nas empresas do Sistema Petrobras.
Diretriz 9: Consolidar as práticas de desenvolvimento dos gerentes, fortalecendo as habilidades e competências requeridas pelos negócios e aprimorando a capacitação para o exercício da liderança de pessoas.

            Por esta pequena amostra do trabalho que a Petrobrás desenvolve com o seu pessoal, percebe-se que é uma empresa comprometida com o desenvolvimento humano, pois está sempre empenhada em promover aprimoramentos às competências, ao desenvolvimento individual e consequentemente, o empresarial, pois é através desses aprimoramentos, que a empresa enriquece o seu patrimônio intelectual. Sendo assim, uma empresa modelo, de grande sucesso.





Referências

DUCCI, Larissa Z.; ELGENNENI, Sara M. M. Gestão de Pessoas II. Vol. 6. Unopar Virtual. 2009.

MENDES, Ricardo. O Que é Gestão por Competências. Publicado em: www.gestãoporcompetencias.blogspot.com Acessado em: 09 set. 2009.

Recursos Humanos. Publicado em: http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/empregos/emp_index1.asp
Acessado em: 09 set. 2009.

SILVEIRA, Andreia. As Vantagens da Gestão por Competências. Publicado em: www.gestãoporcompetencias.com.br Acessado em: 09 set. 2009.

UNOPAR. Universidade Norte do Paraná – Unopar Virtual. Material didático.  Módulo 6. Curso de administração bacharelado. Slides e textos complementares. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário