Estudo de Caso
Questões:
- Para os autores Urdan e Urdan (2006) a gestão estratégica de marketing corresponde às definições estratégicas da empresa perante o mercado. Entre essas definições estão: segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, posicionamento de marca e estratégias competitivas. Quais as estratégias de márketing específicas utilizadas pelas Havaianas para se projetarem no mercado intrenacional (principalmente Europa e EUA)?
R: As principais estratégias de marketing utilizadas pelas Havaianas para se projetarem no mercado internacional foram: posicionamento de marca e seleção de mercado alvo.
- Os clientes, na verdade, compram sempre uma solução para os seus problemas e ao comprar um produto, estão buscando o real benefício do produto comprado. Quais são os reais benefícios possíveis do consumidor das sandálias Havaianas?
R: Conforto, melhor qualidade e durabilidade.
- Os produtos de consumo são aqueles comprados por consumidores finais para uso próprio. A classificação dos produtos de consumo se baseia no modo como o consumidor o compra, podendo ser: produto de conveniência, produto de comparação, produto de especialidade. Que tipo de produto são as sandálias Havaianas? Quais argumentos do caso dão sustentação a sua resposta?
R: Produto de comparação. Foram comparadas pelo Jornal Norte americano Wall Street Journal e pela revista inglesa The Independent Review ao Boeing e ao Fusca, produtos que reinventaram suas categorias.
- As Havaianas oferecem linhas de produtos e um mix (variedade) de produtos? Quais são as vantagens dessa estratégia?
R: Sim. As vantagens dessa estratégia é a possibilidade que as Havaianas têm de atender a diversos segmentos de mercado de renda mais elevada, com preço até seis vezes superior ao das Havaianas tradicionais.
- Considerando o ciclo de vida do produto, em qual estágio ou fase da vida as sandálias Havaianas se encontram? Justifique sua resposta por meio de informações e argumentos do caso.
R: As sandálias Havaianas encontram-se em estágio de crescimento. De acordo com o texto, o estágio agora é de manter o posicionamento alcançado pela marca no exterior e aumentar o volume de vendas.
Referências Bibliográficas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração. Slides de aulas e apostila. modalidade de ensino a distância, módulo 4. UNOPAR Virtual, londrina 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário