Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Estratégia de Marketing: Fase I I I

Estudo de Caso

Questões:

  1. Para os autores Urdan e Urdan (2006) a gestão estratégica de marketing corresponde às definições estratégicas da empresa perante o mercado. Entre essas definições estão: segmentação de mercado, seleção de mercado alvo, posicionamento de marca e estratégias competitivas. Quais as estratégias de márketing específicas utilizadas pelas Havaianas para se projetarem no mercado intrenacional (principalmente Europa e EUA)?

R:  As principais estratégias de marketing utilizadas pelas Havaianas para      se projetarem no mercado internacional foram: posicionamento de marca e seleção de mercado alvo.

  1. Os clientes, na verdade, compram sempre uma solução para os seus problemas e ao comprar um produto, estão buscando o real benefício do produto comprado. Quais são os reais benefícios possíveis do consumidor das sandálias Havaianas?

R:  Conforto, melhor qualidade e durabilidade.

  1. Os produtos de consumo são aqueles comprados por consumidores finais para uso próprio. A classificação dos produtos de consumo se baseia no modo como o consumidor o compra, podendo ser: produto de conveniência, produto de comparação, produto de especialidade. Que tipo de produto são as sandálias Havaianas? Quais argumentos do caso dão sustentação a sua resposta?

R:  Produto de comparação. Foram comparadas pelo Jornal Norte americano Wall Street Journal e pela revista inglesa The Independent Review ao Boeing e ao Fusca, produtos que reinventaram suas categorias.

  1. As Havaianas oferecem linhas de produtos e um mix (variedade) de produtos? Quais são as vantagens dessa estratégia?

R:  Sim. As vantagens dessa estratégia é a possibilidade que as Havaianas têm de atender a diversos segmentos de mercado de renda mais elevada, com preço até seis vezes superior ao das Havaianas tradicionais.

  1. Considerando o ciclo de vida do produto, em qual estágio ou fase da vida as sandálias Havaianas se encontram? Justifique sua resposta por meio de informações e argumentos do caso.

R:  As sandálias Havaianas encontram-se em estágio de crescimento. De acordo com o texto, o estágio agora é de manter o posicionamento alcançado pela marca no exterior e aumentar o volume de vendas.

Referências Bibliográficas

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração. Slides de aulas e apostila. modalidade de ensino a distância, módulo 4. UNOPAR Virtual, londrina 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário