Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Introdução a Contabilidade: A contabilidade como ferramenta de gestão empresarial.


RESUMO

                        Levando em consideração o conhecimento adiquirido em sala de aula e através da leitura do material didático e de alguns textos complementares, o presente artigo traz o resultado do que foi compreendido sobre o assunto em pauta, que é a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial, sua utilização e suas funções nas diversas áreas de uma empresa. Também como deve ser o relacionamento entre o contabilista e o administrador para que, através de um processo complementar, possam interagir em benefício da entidade financeira como um todo.


INTRODUÇÃO

                        O conhecimento da ciência contábil é uma ferramenta fundamental para se obter dados exatos sobre as finanças de uma empresa. O papel do contabilista é colher informações patrimoniais dos vários setores da empresa, analizá-las, contabilizá-las e emiti-las em forma de relatórios para seus vários usuários. Este contabilista pode ser um tecnico em contabilidade, com formação de nível médio, ou um contador, que é o profissional com formação em nível superior. Porém, algumas funções são exclusivas do contador, estas são: auditoria, perícia judicial e ensino acadêmico.

CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES

                        A ciência contábil é utilizada nas diversas áreas da administração para coletar dados de fatos contábeis, registrá-los e processá-los produzindo relatórios contábeis que serão emitidos para cada setor adequadamente, para que estes setores chamados de usuários tenham condições de tomarem decisões com base em informações idôneas. Portanto, o objetivo da contabilidade é analisar, registrar e controlar o patrimônio de uma entidade, que pode ser pessoa física ou jurídica. Estes usuários também podem ser usuários internos, que são os que atuam nas atividades da empresa e utilizam os relatórios normalizados e específicos. São estes os administradores, os encarregados, a diretoria e o pessoal interno em geral; como também os usuários externos, que são os acionistas e investidores, as instituições financeiras, os fornecedores, órgãos públicos, sindicatos e o mercado em geral. A contabilidade é portanto, um sistema de informação estritamente necessária dentro de uma gestão financeira  ou empresarial e o seu objeto é o patrimônio das entidades, que pode ser definido como, conjunto de bens, direitos e obrigações.
                        É importante que o profissional da contabilidade informe em seus relatórios o que aconteceu na empresa ou entidade financeira em transações passadas; onde ela obteve lucros e prejuísos para que, através do seu gestor financeiro, possa evitar novos prejuísos e manter o equilíbrio financeiro obtendo lucros.

CONCLUSÃO

                        A análise final deste estudo nos mostra que, sem a contabilidade seria impossível para um administrador analisar valores patrimoniais que são fundamentais para possibilitar decisões corretas sobre os rumos da empresa. Por isso, contador e administrador devem agir em concordância e parceria, somando seus conhecimentos e informações e aplicando-os adequadamente, dentro de cada setor que a empresa possue, formando assim, um núcleo empresarial sustentável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAIÃO, Olindo et. tal. Contabilidadse geral e o ambiente empresarial. Artigo.

NEVES, Katia Cristina Reis. A importância da contabilidade gerencial para a tomada de decisões. Artigo.

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático. Curso de graduação em administração. Módulo I. UNOPAR virtual. Londrina. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário