RESUMO
Levando em consideração o conhecimento adiquirido em sala de aula e através da leitura do material didático e de alguns textos complementares, o presente artigo traz o resultado do que foi compreendido sobre o assunto em pauta, que é a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial, sua utilização e suas funções nas diversas áreas de uma empresa. Também como deve ser o relacionamento entre o contabilista e o administrador para que, através de um processo complementar, possam interagir em benefício da entidade financeira como um todo.
INTRODUÇÃO
O conhecimento da ciência contábil é uma ferramenta fundamental para se obter dados exatos sobre as finanças de uma empresa. O papel do contabilista é colher informações patrimoniais dos vários setores da empresa, analizá-las, contabilizá-las e emiti-las em forma de relatórios para seus vários usuários. Este contabilista pode ser um tecnico em contabilidade, com formação de nível médio, ou um contador, que é o profissional com formação em nível superior. Porém, algumas funções são exclusivas do contador, estas são: auditoria, perícia judicial e ensino acadêmico.
CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES
A ciência contábil é utilizada nas diversas áreas da administração para coletar dados de fatos contábeis, registrá-los e processá-los produzindo relatórios contábeis que serão emitidos para cada setor adequadamente, para que estes setores chamados de usuários tenham condições de tomarem decisões com base em informações idôneas. Portanto, o objetivo da contabilidade é analisar, registrar e controlar o patrimônio de uma entidade, que pode ser pessoa física ou jurídica. Estes usuários também podem ser usuários internos, que são os que atuam nas atividades da empresa e utilizam os relatórios normalizados e específicos. São estes os administradores, os encarregados, a diretoria e o pessoal interno em geral; como também os usuários externos, que são os acionistas e investidores, as instituições financeiras, os fornecedores, órgãos públicos, sindicatos e o mercado em geral. A contabilidade é portanto, um sistema de informação estritamente necessária dentro de uma gestão financeira ou empresarial e o seu objeto é o patrimônio das entidades, que pode ser definido como, conjunto de bens, direitos e obrigações.
É importante que o profissional da contabilidade informe em seus relatórios o que aconteceu na empresa ou entidade financeira em transações passadas; onde ela obteve lucros e prejuísos para que, através do seu gestor financeiro, possa evitar novos prejuísos e manter o equilíbrio financeiro obtendo lucros.
CONCLUSÃO
A análise final deste estudo nos mostra que, sem a contabilidade seria impossível para um administrador analisar valores patrimoniais que são fundamentais para possibilitar decisões corretas sobre os rumos da empresa. Por isso, contador e administrador devem agir em concordância e parceria, somando seus conhecimentos e informações e aplicando-os adequadamente, dentro de cada setor que a empresa possue, formando assim, um núcleo empresarial sustentável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAIÃO, Olindo et. tal. Contabilidadse geral e o ambiente empresarial. Artigo.
NEVES, Katia Cristina Reis. A importância da contabilidade gerencial para a tomada de decisões. Artigo.
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático. Curso de graduação em administração. Módulo I. UNOPAR virtual. Londrina. 2007.
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