Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Estratégia Empresarial

Este questionário tem como finalidade avaliar a compreensão do aluno no que se refere aos norteadores estratégicos e às variáveis incontroláveis do macro ambiente que foram conceitos estudados na disciplina Estratégia Empresarial.


Questionário:

1. Os norteadores estratégicos exprimem a essência empresarial em termos de missão, visão, valores e objetivos. Defina e exemplifique cada um desses conceitos.
R: Definições:
Missão: é o ponto de partida, com que a empresa se identifica, a sua razão de ser.
Ex: DISNEY - sua missão é alegrar as pessoas.
Visão: é a posição futura desejada para a organização, aonde a empresa quer chegar.
Ex: AVON – ser a empresa que melhor atende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher.
Valores: são os fundamentos éticos de uma organização.
Ex: ABN-AMRO Bank – ter integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo.
Objetivos: refere-se aos alvos que deverão ser conquistados para transformar a visão em realidade.
Ex: O objetivo de uma empresa de brinquedos é ter brinquedos prontos para o Natal.

2. Após a leitura dos textos a seguir, aponte a qual variável incontrolável do macro ambiente cada uma delas se refere.

Texto 01:                  
AT&T segue Google e IBM e virtualiza seus serviços.

BANGALORE (Reuters) - A operadora norte-americana AT&T irá acompanhar a tendência adotada por empresas como o Google, Microsoft e IBM em oferecer serviços para empresas através da Internet, em vez de solicitar que os usuários hospedem os programas em suas próprias máquinas.
O novo serviço é parte de um investimento de 1 bilhão de dólares em infra-estrutura global em 2008, que chegará até a Ásia, Europa e Estados Unidos.
As últimas iniciativas da AT&T refletem seus esforços de capitalizar a mudança na forma de trabalhar dos clientes, que passam a acessar os ambientes alojados em uma rede. Esta prática, denominada "cloud computing", significa que as ferramentas de um sistema computacional encontram-se em uma rede e são acessíveis para os seus membros de uma forma mais econômica.
Um dos principais clientes da AT&T é o Comitê Olímpico dos Estados Unidos, cujo portal é gerenciado pela empresa, afirmou a AT&T em comunicado.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL712775-6174,00-ATAMPT+SEGUE+GOOGLE+E+IBM+E+VIRTUALIZA+SEUS+SERVICOS.html


Texto 02:

TAM é processada por ferir o Código de Defesa do Consumidor

O Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a TAM por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Em uma fiscalização no Aeroporto de Guarulhos, foram registrados cancelamentos e atrasos de quatro horas. Segundo o Ministério, a TAM não apresentou explicações satisfatórias. A empresa terá dez dias para se defender e pode ser multada em até R$ 3 milhões. A TAM não comentou a decisão. Declarou apenas que não foi notificada.

Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL574795-10406,00-TAM+E+PROCESSADA+POR+FERIR+O+CODIGO+DE+DEFESA+DO+CONSUMIDOR.html




R: Texto 1: Oportunidade por influências tecnológicas do macro ambiente.
    Texto 2: Ameaça por influência legal do macro ambiente.

3. Agora leia os textos a seguir e responda:



Fábrica ecológica

A ampliação da operação da Klabin no Paraná mostra como a produção industrial pode prosperar mais integrada ao meio ambiente. (Alexa Salomão) As fábricas fizeram história como vilões do meio ambiente. Em pleno século 21, as crianças nas
escolas ainda as desenham com chaminés fumegantes. O fato é que novas tecnologias permitem a construção de fábricas cada vez mais corretas ambientalmente. Um exemplo recente dessa evolução é a unidade da Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná. Recebeu R$ 2,2 bilhões em investimento para elevar a capacidade de produção. Com a reforma, a unidade - que já era a maior do Brasil - passa a ser a décima maior do mundo. A ampliação não serviu apenas para elevar a produção e os lucros, como também permitiu a adoção de processos mais eficientes. A fábrica ficou mais integrada ao meio ambiente e à comunidade.


O texto fala da integração da empresa com o ambiente externo (comunidade e meio ambiente). Esta relação do ambiente interno e externo também é conhecida como análise SWOT, que contempla:

a) A avaliação de forças e fraquezas (ambiente interno), oportunidades e ameaças (ambiente externo).

b) A relação entre meio ambiente e comunidade, sem se preocupar com sua estrutura interna.

c) A busca pela lucratividade, com os olhares atentos apenas a faturamento, pesquisa & desenvolvimento.

d) A elaboração das estratégias e metas da empresa.

e) A preocupação com o ambiente interno, sem considerar as mudanças que ocorrem no ambiente de negócios.

R: Alternativa (a).

4. Após a leitura do texto, responda:


Para não concorrer com bares e restaurantes que já revendem bebidas da Ambev, a idéia é espalhar quiosques e carrinhos do chope Brahma em aeroportos, rodoviárias, shoppings, supermercados, hotéis, parques, praias e até cinemas – ou seja, lugares em que o consumidor não tem o hábito de beber chope. “Nossa grande dificuldade hoje é acharmos bons pontos. Não queremos atingir essa meta de mil lojas a qualquer custo, só para sermos líderes. Precisamos ser lucrativos em todos os locais onde decidirmos investir”, afirma João Paulo Badaró.

SANDRINI, João. Ambev planeja superar McDonald’s e Bob’s em franquias. Portal Exame. Negócios. 11 abr. 2008. Disponível em http://portalexame.abril.com.br/negocios/m0156663.html. Acesso em: 14 abr. 2008




A ação estratégica utilizada pela Ambev no texto acima, referente a utilização dos carrinhos móveis, é apenas uma, dentre outras, elaborada pela empresa. Considerando que há um grande número de estratégias que podem ser adotadas na busca por alcançar os objetivos estipulados, Kotler (2007) coloca que para desenvolver uma estratégia adequada pode-se considerar a posição
da empresa em relação a todas as demais, não esquecendo que essas estratégias devem manter coerência com o planejamento estratégico da empresa. Esta classificação, conforme a posição de mercado ocupada pela empresa, constitui-se:
a) Líder, desafiante e seguidora de mercado.
b) Desafiante, seguidora e ocupantes de nicho de mercado.
c) Líder, seguidora, imitadora e ocupantes de nicho.
d) Líder, desafiante, seguidora e ocupante de nicho de mercado.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

R: Alternativa (d).

Referências


FASCIONI, Lígia. Planejamento Estratégico – Missão, Visão e Valores. Planilha de Aula. Disponível em
www.ligiafascioni.com.br/aulas/Plan_Estra_PDF/PlanEstr_aula3.pdf
Acessado em: 20 ago. 2008.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL712775-6174,00-ATAMPT+SEGUE+GOOGLE+E+IBM+E+VIRTUALIZA+SEUS+SERVICOS.htm




SANDRINI, João. Ambev planeja superar McDonald’s e Bob’s em franquias. Portal Exame. Negócios. 11 abr. 2008. Disponível em http://portalexame.abril.com.br/negocios/m0156663.html. Acesso em: 14 abr. 2008

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração. Slides de aulas. modalidade de ensino a distância, módulo 4. UNOPAR Virtual, londrina 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário