Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GÊNEROS TEXTUAIS

Apresentação

            Trabalho sobre Gêneros Textuais, que traz como exemplo alguns textos técnicos, seus conceitos e estruturas, numa abordagem de forma resumida e simplificada, mas suficiente para nos fazer entender o que são e que, em uma comunicação oficial, comercial ou formal, existem regras que devem ser seguidas.

Objetivos

            Levar o aluno a pensar os textos técnicos como gêneros, em seu conteúdo e estrutura.

Metodologia

            Para desenvolver esse trabalho foi feito uma pesquisa através de artigos didáticos eletrônicos disponibilizados na internet e encontrados através de palavras chaves no site de busca Google. É um trabalho fundamentado em autores e sites confiáveis como pode ser conferido na bibliografia que aqui se encontra.
            Os exemplos apresentados são adaptações dos que foram encontrados nos textos estudados e as estruturas foram coletadas dessa pesquisa, pois são regras e sendo assim, não podem ou não devem ser alteradas.
            As considerações finais trazem o resultado do que pode ser apurado e compreendido através dessa pequena pesquisa.

“Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sóciocomunicativas definidos por conteudos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.” (MARCUSCHI,2002, p. 23)

Análises

Atestado:

Conceito: Atestado é um documento firmado por uma pessoa em favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato transitório.

Estrutura do Atestado: A formulação do Atestado deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado. Embora seja um documento simples, deve cumprir algumas formalidades:
a)  Ser  emitido  em  papel  timbrado  ou  apresentar  na  subscrição  do documento o carimbo, em que conste o nome e sobrenome acrescido da inscrição profissional do profissional que atesta.
b)      O Atestado deve expor:
 - Registro do nome e sobrenome do requerente;
 - Finalidade do documento;
 - Registro da informação que justifica o  que está sendo atestado;
- Registro do local e data da expedição do Atestado;
- Registro do nome completo do profissional que atesta, sua inscrição profisional, e/ou carimbo com as mesmas informações;
- Assinatura de quem atesta, acima da identificação ou do carimbo.
Vejamos o exemplo abaixo:

Atestado

            Para os fins de direito, atestamos que Pessoa Xis foi aluno deste estabelecimento de ensino, nos anos de 1999 e 2000, não tendo praticado nenhum ato desabonatório à sua conduta.

            Pesqueira, 6 de março de 2002.

Fulano de Tal
                                                          Diretor
Circular:

Conceito: A Circular traz a mesma informação para vários destinatários, porque tem caráter multidirecional e pode transmitir avisos, instruções, ordens e convites para o público. Seu texto é elaborado de forma direta, dispensa formalidades, mas segue a norma culta.

Estrutura de uma circular:
- cabeçalho: nome da empresa que envia ou logotipo,
- número da circular
- vocativo
- mensagem
- local e data
- assinatura
Vejamos o exemplo:

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PRF. ARRUDA MARINHO

Circular nº 25/00...

Presados Funcionários da Secretaria de Educação,

            Convidamos a todos para a VIII Feira de Ciências que será realizada nos dias 21 à 23 de dezembro, de 10 às 21 horas, nesta unidade de ensino.
            A feira contará com inúmeras atrações culturais, artesanatos e comidas  regionais.
            Participem! Doem um quilo de alimento não perecível e concorram a diversos prêmios.
            Tragam seus familiares!

            Pesqueira, 16 de novenbro de 2009

            Direção e equipe de funcionários

Procuração:

Conceito: A procuração é um instrumento por meio do qual, alguém denominado mandante, outorgante ou constituinte, outorga poderes a outra pessoa, denominada de mandatário, outorgado ou procurador para praticar atos ou administrar interesses em seu nome. Pode ser pública ou particular, sendo a pública lavrada em cartório e a particular geralmente conservada sem registro.

Estrutura de uma procuração:
a) Título: Procuração.
b) Qualificação: nome, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF e residência do outorgante (constituinte ou mandante) e também do outorgado (procurador ou mandatário).
c) Finalidade e Poderes: parte em que o outorgante declara a finalidade da procuração, bem como autoriza o outorgado a praticar os atos para os quais é nomeado.
d) Data e assinatura do outorgante.
e) Assinatura das testemunhas, se houver. Essas assinaturas costumam ficar abaixo da assinatura do outorgante, à esquerda.
f) As firmas devem ser todas reconhecidas em cartório.
Exemplo:

P R O C U R A Ç Ã O



                                           MARIA DO CEU DA SILVA, brasileira, casada, funcionária pública, RG.... CPF..., residente e domiciliada na Rua das Calçadas, 148 , centro, Pesqueira - PE, nomeia e constitui seu bastante procurador JOÃO ALVES CLAREADOR, brasileiro, casado, comerciante, RG..., CPF..., residente e domiciliado na Rua da Boa Ventura, 360, Prado, Pesqueira -PE, para o fim especial de tratar da venda de uma casa, localisada à Rua Paes Barreto, 105, Centro, Garanhuns - PE, outorgando-lhe todos os poderes que se fizerem necessários para o fiel comprimento deste instrumento de mandato, podendo tudo requerer, encaminhar e promover, cumprir as exigências legais, enfim, tudo praticar para a obtenção da venda acima mencionada.

Pesqueira, 16 de novembro de 2009.

---------------------------------------------------
MARIA DO CEU DA SILVA


Considerações finais

            Ao analizar os textos tècnicos apresentados neste trabalho, o que se observa é que, embora uns sejam mais formais do que outros, todos seguem indispensavelmente, a norma culta e todos seguem uma estrutura padronizada, onde a partir de um modelo já estruturado de qualquer um destes documentos, pode-se adaptar para qualquer pessoa e/ou qualquer finalidade. Estes textos assustam um pouco a quem necessita elaborá-los pela primeira vez, porém, as pessoas que trabalham com esses tipos de documentos, costumam arquivar, principalmente por meios eletrônicos, os modelos padrões, uma espécie de “documento matriz”, bastando portanto, quando necessário, apenas adaptar aos dados de cada pessoa e às suas finalidades. Isso é de suma importância para as empresas ou repartições que trabalham com estes textos técnicos constantemente, pois torna uma elaboração metodológica e exigente em uma ação de muita praticidade e eficácia. Ao que se conclui que justamente por serem padronizados, estes textos são de grande importância e que acabam facilitando o trabalho de todos.

Referências

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na Escola. In, VEREDAS ON LINE – ENSINO – 2/2007, P. 78-86 – PPG LINGÜÍSTICA/UFJF – JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243. Disponível em: www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/21/artigo05.pdf Acessado em: 12 nov. 2009.

Bibliografia

Alguns Conceitos Da Redação Empresarial. Disponível em: www.boxeralbino.com.br/.../ALGUNS%20CONCEITOS%20DA%20REDAÇÃO%20EMPRES... Acessado em: 14 nov. 2009.

COLÉGIO ADVENTISTA DE CASTELO BRANCO TEXTO E GÊNEROS TEXTUAIS Salvador 2009. Disponível em: http://www.slideboom.com/presentations/43947 Acessado em: 12 nov. 2009.


COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na Escola. In, VEREDAS ON LINE – ENSINO – 2/2007, P. 78-86 – PPG LINGÜÍSTICA/UFJF – JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243. Disponível em: www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/21/artigo05.pdf Acessado em: 12 nov. 2009.

FREITAS, Olga. Produção Textual na Educação Escolar. 100 p.: il. – (Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário ; 1). Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005. Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/det/arquivos/File/.../Mod8memorial.pdf Acessado em: 16 nov 2009.

Manual De Elaboração De Documentos Decorrentes De Avaliações Psicológicas. Disponível em: http://www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm Acessado em: 16 nov. 2009.

Modelos De Documentos Comerciais. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2274783/Modelos-de-Documentos-Comerciais?autodown=pdf Acessado em: 14 nov.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário