Objetivo dessa página

O principal objetivo desse blog é compartilhar meus trabalhos acadêmicos com aqueles que estiverem interessados. Espero estar contribuindo com o aprendizado de alguém, como outros contribuíram comigo.

Todos os textos postados aqui são de minha autoria, porém, todos foram criados através de pesquisas, cujas fontes estão citadas nas referências de cada um.

E aqui fica uma mensagem:

"De nada adianta ser luz, se não for para iluminar os caminhos dos demais." (WALT DISNEY)

Bom estudo!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A gestão de Pessoas e da Informação

                 Atualmente a Psicologia Organizacional vem dando grande importância as questões humanistas e de saúde do trabalhador. E a autonomia e equilíbrio deste, vem sendo tratados como características essenciais, pois, o indivíduo autônomo é aquele que é capaz de desenhar uma carreira, controlar seu próprio desenvolvimento, atuar diante das necessidades da empresa para a qual trabalha, de forma responsável e criativa, cumprir as metas determinadas e controlar o desenvolvimento do seu próprio negócio. São pessoas capazes de desenvolver-se com as próprias mãos. Já o indivíduo equilibrado, é aquele que faz as pases com seus valores e prioridades, e reconhece os sacrifícios e o tempo que eles requerem para serem alcançados. Por isso, há uma preocupação em desenvolver uma relação mais positiva do trabalhador com o trabalho. Porém, o que é pregado como humanização do trabalho implica em ampliar a participação do trabalhador para que o mesmo seja responsável por sua própria produção, isto é, o indivíduo tem que mudar para poder enfrentar o desenvolvimento sem trabalho e a carreira sem fronteiras que já são verdades no mercado contemporâneo. Mas, ainda existe uma presença marcante de posições conservadoras, tanto por parte dos empregados como dos empregadores, o que não impede a existência de profissionais que já se adaptaram ao estilo renovador. Neste caso, o dever da Psicologia Organizacional é mostrar caminhos mais adequados às empresas e trabalhadores, enfatizando o conhecimento e aprendizado que muitos têm a dizer sobre as relações de trabalho.
            Analizando estes conceitos, o que se percebe é que o mercado está cada vez mais exigente com os trabalhadores e por isso, a participação da Psicologia Organizacional vem sendo fortemente requisitada, para que o equilíbrio e a integridade psicológica das pessoas sejam desenvolvidos ou mantidos e para que estas consigam lidar com a rapidez das mudanças existentes num mercado globalizado e altamente competitivo, mantendo uma relação saudável com seus trabalhos e com suas possibilidades de crescimento profissional.

BIBLIOGRAFIA

SANTANA, Flávia Feitosa. As teorias organizacionais contemporâneas e a possibilidade latente dos trabalhadores viverem de uma forma mais humana e saudável. Texto para desenvolvimento de atividade.

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Material didático do curso de graduação em administração, modalidade de ensino a distância, módulo 2. UNOPAR Virtual, londrina 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário