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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: CARACTERÍSTICAS DO ESTUDO DE CASO


Características do Estudo de Caso


            Para desenvolver uma pesquisa científica faz-se necessário dominar alguns conceitos e ter um entendimento do desenvolvimento da ciência, passando pelos tipos de conhecimentos, métodos, pesquisa e técnicas de pesquisas. Aqui porém, abordaremos as características do estudo de caso.
            Adotado na investigação de fenômenos das mais diversas áreas do conhecimento, o estudo de caso caracteriza-se pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento e pode ser visto como técnica psicoterápica, como método didático ou como método de pesquisa. Neste último sentido, pode ser definido como um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas diversas fixações culturais e em suas relações internas.
            As principais vantagens do estudo de caso são: o estímulo à novas descobertas, a ênfase na totalidade e a simplicidade dos procedimentos. Porém, há algumas limitações nesse estudo, sendo considerada mais grave a dificuldade de generalização dos resultados obtidos. Dessa forma cabe lembrar que, embora se processe de forma relativamente simples, este tipo de estudo pode exigir do pesquisador um nível de capacitação superior ao requerido por outros tipos de pesquisas.

Exemplos de Estudos de Casos


Exemplo 1

BESSA, Maria Eliana Peixoto  e  SILVA, Maria Josefina da. Motivações para o ingresso dos idosos em instituições de longa permanência e processos adaptativos: um estudo de caso. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 258-265. ISSN 0104-0707.  doi: 10.1590/S0104-07072008000200006.


Resumo

Estudo de caso objetivando conhecer quais os principais fatores que conduzem um idoso a procurar uma Instituição de Longa Permanência e de que maneira logra sua adaptação a este ambiente. Utilizou-se para coleta de dados as técnicas de história de vida e a observação não participante. O período de coleta foi de abril a julho de 2006. Foram entrevistadas nove idosas. A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise do discurso. Os resultados indicam que o ingresso na instituição decorre da solidão, das necessidades de cuidados, dos conflitos familiares e das perdas de entes queridos. A adaptação ocorreu pela inserção nas atividades cotidianas, por já terem vivido em outras instituições semelhantes. Quando a adaptação é satisfatória, para a idosa, decorre fortemente das motivações do ingresso. Em alguns casos não houve adaptação e sim acomodação a uma realidade não mutável.

Aspectos Metodológicos

            Este estudo de caso utilizou como fonte de informações a observação e a entrevista e foi baseado no roteiro de história de vida, que é uma técnica que permite produzir um conhecimento mais próximo da realidade cotidiana dos indivíduos envolvidos. E também utilizou-se para a análise dos dados, a técnica de análise de discurso, que visa compreender como um objeto simbólico produz determinados sentidos para as pessoas.

Exemplo 2

BOCCHI, Silvia Cristina Mangini; MENEGUIN, Silmara  e  SANTI, Regina Célia de. Sistematização da assistência de enfermagem a paciente com luxação de coluna cervical: estudo de caso. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1996, vol.4, n.2, pp. 113-129. ISSN 0104-1169.  doi: 10.1590/S0104-11691996000200009.


Resumo

            Trata-se de um estudo de caso de paciente portador de luxação de coluna cervical. Sem comprometimento medular, no qual as autoras operacionalizaram o processo de enfermagem, segundo Modelo Conceitual de Horta, adaptando a Taxonomia I dos Diagnósticos de Enfermagem proposta pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Os resultados demonstraram que as intervenções propostas ao "caso" contribuíram na sua reabilitação, prevenindo complicações, bem como ajudando-o a retomar ao seu ambiente social para reassumir a sua autonomia.


Aspectos Metodológicos

            Aqui também utiliza-se o estudo de caso e como já vimos, é uma categoria de pesquisa que nos permite realizar investigações em profundidade, de um indivíduo, grupo, instituição ou unidade social e onde se tenta analizar e entender as variáveis que são importantes para a história, desenvolvimento, cuidados do sujeito ou problemas do mesmo.
            Neste estudo de caso, utilizou-se as etapas do processo de enfermagem que são: histórico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem. E é um trabalho que se apresenta através de uma síntese, pelo fato de ser limitado o número de laudas do mesmo.
           
Considerações finais

            Como se pode constatar, o estudo de caso é um método de pesquisa, profundo e minuncioso que se utiliza de várias técnicas de investigações como a pesquisa e a observação, entre outras, que possibilitam o entendimento de fenômenos que ocorrem dentro de contextos das diversas áreas da vida real, é muito utilizado em pesquisas científicas, pois estimulam e conduzem às novas descobertas de fatos que são importantes para a humanidade em geral.


Referências


NÓBREGA, M.M.L., GARCIA, T.R. Uniformização da linguagem dos diagnósticos de enfermagem da NANDA: sistematização das propostas do II SNDE. João Pessoa: CNRDE/GIDE-PE, 1994. 138 p.


Bibliografia


BESSA, Maria Eliana Peixoto  e  SILVA, Maria Josefina da. Motivações para o ingresso dos idosos em instituições de longa permanência e processos adaptativos: um estudo de caso. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 258-265. ISSN 0104-0707.  doi: 10.1590/S0104-07072008000200006.

BOCCHI, Silvia Cristina Mangini; MENEGUIN, Silmara  e  SANTI, Regina Célia de. Sistematização da assistência de enfermagem a paciente com luxação de coluna cervical: estudo de caso. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1996, vol.4, n.2, pp. 113-129. ISSN 0104-1169.  doi: 10.1590/S0104-11691996000200009.

PRADO,Bette; et e tal. Estudos De Caso - Seminário Virtual - Pós Tecnologias Em Educação. Publicado em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=ESTUDOS_DE_CASO_-_SEMIN%C3%81RIO_VIRTUAL_-_P%C3%93S_TECNOLOGIAS_EM_EDUCA%C3%87%C3%83O#ESTUDO_DE_CASO Acessado em: 23 out. 2009.

CRUZ, Vilma Aparecida G. da. Metodologia da Pesquisa Científica. Administração VI. Pearson Prentice Hall. São Paulo. 2009.

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